sábado, 19 de novembro de 2016

Governo do Ceará lança conjunto de ações do programa Mais Infância Ceará


O Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Cultura, em parceria com a TV Ceará, lançou, nesta sexta-feira (18), no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, um conjunto de ações do programa Mais Infância Ceará: Edital Cultura Infância, minidocumentário “Tempo de Brincar” e Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância. "Esse conjunto 
WEB ARI1023
apresentado aqui nos deixa muito felizes, pois vemos crianças brincando e, principalmente, se desenvolvendo. Porque brincar também faz parte do desenvolvimento infantil”, afirma a primeira-dama, Onélia Leite Santana.

Durante o evento, uma extensa programação de arte, cultura e lazer foi realizada para as crianças da comunidade, que acompanharam apresentações de teatro infantil e fantoches, contação de histórias, espetáculo infantil, espetáculo do Circo Escola, além de oficinas de brinquedo, pintura facial e em tela, escultura de balões, jogos e brincadeiras populares, entre outros. Para Onélia Leite, “investir nos direitos da criança e do adolescente é construir um futuro melhor, com menos violência, mais oportunidade, solidário e mais justo".

R ARI1003
A comerciante Karina de Lima, de 30 anos, é mãe de uma menina de quatro anos e diz que fica feliz em poder resgataras brincadeiras lúdicas do seu tempo. “As crianças de hoje estão se perdendo no mundo virtual. Resgatar as brincadeiras do nosso tempo e ter a oportunidade de interagir com nossos filhos é motivo de alegria. Quero que minha filha cresça sabendo como eu me divertia”, enfatiza.

Para o chefe do escritório do Unicef (CE-PI-RN), Rui Aguiar, as crianças precisam de atenção. “Desde o início do programa Mais Infância Ceará o Unicef tem apoiado as ações realizadas pela primeira-dama. É muito gratificante e motivo de alegria participar de mais uma etapa, com produção desses vídeos que mostram como as crianças têm espaço e devem ter vez e voz”, pontua.

Edital Cultura Infância
WEB ARI1139O Edital Cultura Infância é o primeiro, em todo o Brasil, destinado especificamente ao apoio a projetos culturais voltados para premissas como o reconhecimento das crianças como indivíduos. Com R$ 1 milhão em recursos do Governo do Ceará para investimento exclusivo a essa temática, o Edital têm três categorias em que é possível inscrever projetos: “Criação, Produção, Circulação e Fruição”, “Formação e pesquisa” e “Memória cultural”.

De acordo com o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, o Estado, mais uma vez, destaca-se pelo pioneirismo em políticas culturais no Brasil. “O Ceará sai na frente e torna-se o primeiro Estado a criar uma política específica para a infância no país. Esse edital vai garantir que a cultura seja um direito de toda criança para que ela possa ter acesso à cultura e arte para sua formação, ampliando o repertório artístico/cultural com os pais, professores e a comunidade”, enfatiza.


WEB ARI0980
O incentivo à convivência familiar e comunitária, o acesso da criança a experiências e interações estéticas, contemplando diferentes manifestações artísticas e culturais, a valorização da diversidade cultural da infância cearense; e o respeito às peculiaridades das diferentes identidades e fases da infância e suas implicações culturais, educacionais, sociais e econômicas são alguns dos princípios que norteiam o edital, construído com amplo diálogo com a sociedade.

Série “Tempo de Brincar”

Tempo Brincar
Na ocasião, foi apresentada a série “Tempo de Brincar”, filmes inspirados nos cinco direitos fundamentais do brincar: “brincar com todos, brincar o tempo todo, brincar com tudo, brincar em todo lugar e brincar criando”, mostram as diversas formas de brincar das crianças cearenses. Os vídeos, criados pela TVC e com apoio do Unicef, foram realizados em Fortaleza (nos bairros Vicente Pinzon, Sabiaguaba, Aldeota), e em Nova Olinda, município da região do Cariri. A série será exibida, a partir deste sábado, durante os intervalos da programação da emissora.

Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância

Outra ação apresentada à comunidade foi o Caderno de Atividades da Turminha do Mais Infância. No conteúdo, atividades para estimular o desenvolvimento infantil, como a estreia de 12 personagens infantis, os desafios e passatempos. São 35 páginas de pura diversão que abordam ainda temas de interesse social, tais como direitos e deveres das crianças, importância da família, uso consciente da água, entre outros.

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.