quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Alimentação no fim de ano requer cuidado maior dos diabéticos

Fim de ano é tempo de celebrar. E também aquela época em que muitos acabam saindo da dieta. As confraternizações, ceias e sobremesas podem atrapalhar a alimentação saudável daqueles que precisam manter o controle para não desestabilizar o diabetes.

Segundo a nutricionista do CIDH, Marília Holanda, os diabéticos precisam reforçar os cuidados durante este período. “É preciso triplicar a atenção nesta época do ano para não deixar a doença sair do controle. O abuso alimentar pode acarretar complicações. Reverter os excessos pode ser complicado”, diz.

Apesar de contribuírem pra saúde do coração, castanhas e nozes são muito calóricas e devem ser consumidas com moderação, reforça a nutricionista. Para o momento do brinde, o ideal é não consumir mais que duas taças de bebida alcoólica, que também tem alto valor calórico.

O setor de nutrição é um dos mais importantes e visitados pelos pacientes do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), unidade do Governo do Estado. De janeiro até o dia 14 de dezembro deste ano mais de 4.920 pacientes receberam orientações sobre os cuidados com a alimentação.

“É preciso manter a rotina, o diabético não pode abandonar os hábitos saudáveis, mesmo nessa época do ano”, diz Marília Holanda. “Além disso, os alimentos não devem ser a maior atração da festa. Aproveite para rever amigos e familiares, relaxar, curtir a companhia das pessoas e do ambiente”, lembra a profissional.

Dicas
- Coma frutas frescas em vez de um pedaço de torta
- Faça boas escolhas: carnes mais magras, chester, lombo e bacalhau
- Evite as frituras, como também a pele das aves
- Prefira as saladas e não consuma em excesso os carboidratos (farofa, arroz e batatas)
- Preste atenção nas porções. Para o controle da glicemia, é importante saber não apenas o que, mas também o quanto você come. Algumas orientações simples para estimativa de porções podem ajudar: uma xícara = uma mão fechada / 1 colher de sopa = o dedo polegar
- Evite alimentos com muito sódio como salames, presuntos e linguiças
- Cuidado com as pegadinhas: consuma nozes, castanhas e avelãs com moderação.
-Não abuse das bebidas alcoólicas
- Pratique exercícios físicos e beba bastante água
Assessoria de Imprensa - CIDH/Lacen/IPC

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.