terça-feira, 27 de dezembro de 2016

IPHAN lançam segundo edital para financiamento da restauro de imóveis privados no Centro Histórico de Sobral

A Prefeitura de Sobral e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançaram, nesta segunda-feira (26), segundo edital do Programa de Financiamento para Recuperação de Imóveis Privados no Centro Histórico de Sobral. A iniciativa integra o projeto Sobral Novo Centro, maior o maior e mais arrojado projeto de requalificação de centros históricos do Brasil. “Para mim é uma grande alegria lançar esse projeto”, comemorou o prefeito Veveu Arruda.

“Estamos lançando esse edital num momento muito propício, coroando o projeto Sobral Novo Centro que foi uma luta do prefeito Veveu desde quando secretário de Cultura. A gente fecha esse mandato com esse presente para a população sobralense: um centro fisicamente reestruturado, acessível e financiamento para a inciativa privada também participar desse processo de qualificação deste Centro”, destacou a secretária de Urbanismo, Gizella Gomes.

O edital conta com cerca de R$1,9 milhão para financiamento de imóveis privados e ficará aberto até o dia 17 de abril. O financiamento é feito por meio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com carência de seis meses após a conclusão das obras, sem juros e até 15 anos para pagamento. Podem aderir proprietários (pessoas físicas ou jurídicas) e a justos possuidores (inquilinos, promitentes, compradores) para recuperação de imóveis privados, localizados na área tombada do Centro Histórico, visando à preservação do patrimônio cultural.

Segundo o diretor do Iphan em Sobral, Alexandre Veras, podem ser financiados a recuperação de fachadas e coberturas para reparar intervenções anteriores, que descaracterizaram o bem; instalações elétricas e hidrossanitárias; projetos de arquitetura, engenharia e de restauração; confecção de placas da obra; custos cartoriais para registro do contrato e hipoteca, quando esta for a garantia escolhida; restauração de bens integrados ao imóvel, entre outros.

Sobral Novo Centro
Idealizado pelo prefeito Veveu Arruda, quando secretário de Cultura, o projeto Sobral Novo Centro promoveu a troca do asfalto por blocos de concreto intertravados, numa área de quase 70 mil m² nas principais ruas do Centro histórico; padronização, retificação e alargamento de 40 mil m² de calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais; concluiu toda a infraestrutura para internalização da rede elétrica e de telecomunicação; além de ter requalificado sete praças: Praça da Catedral, Pracinha do Amor, Praça do Bosque, Praça do Patrocínio, Praça da Várzea, Praça Senador Figueira e a Praça Samuel Pontes.

Veja o Edital de seleção de propostas AQUI.
Blog de Sobral

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.