sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Carnaval da Solidariedade. Faça a sua doação de sangue antes de cair na folia!

PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO: 
- Estar saudável
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação)
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

- Pesar acima de 50kg
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos 
- apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador. 

Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, reservista ou passaporte.

ATENÇÃO: Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar. O Hemoce disponibiliza em seu site o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS que deve ser apresentado para autorização da doação dos jovens nesta faixa etária. O limite de idade para a primeira doação é de 60 (sessenta) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

INTERVALO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
- Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
- Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

 ETAPAS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

1. CADASTRO
Para realizar o cadastro é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto ou cópia autenticada (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, carteira profissional emitida por classe, certificado de reservista ou passaporte) além de  informações para contato de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador.

2. PRÉ-TRIAGEM
Após a realização do cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.  

3. TRIAGEM CLÍNICA 
O candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade. Caso a doação não possa ser feita, o candidato recebe orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue e é encaminhado para acompanhamento,  quando necessário.  Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

4. VOTO DE AUTO-EXCLUSÃO
Totalmente sigiloso, permite ao candidato  confirmar ou negar as informações prestadas sem expor diretamente suas respostas ao profissional da triagem.  Se o voto for SIM, o candidato afirma que seu sangue é seguro para transfusão e não oferece risco ao paciente. Se o voto for NÃO, o candidato não está seguro quantos às suas respostas. A coleta e os exames serão realizados, porém o sangue será descartado.

5. LANCHE 
O doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de apresentar problemas durante a doação. 

6. COLETA DE SANGUE 
Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 a 10 minutos.

7. EXAMES REALIZADOS  NO SANGUE COLETADO 
Os exames realizados no sangue coletado são: tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II. Para maior segurança o Hemoce realiza  também testes de biologia molecular para Hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT.  Em algumas situações os testes poderão não ser realizados e o doador poderá ser chamado para orientações e coleta de novas amostras.  

8. COMPROVANTE DE DOAÇÃO
Cerca de 45 dias após a doação, será enviado para a residência do doador o Comprovante de Doação com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos. Caso seja necessário esclarecimento sobre os resultados, será enviada uma carta solicitando que o doador compareça novamente ao Hemocentro para coletar uma nova amostra de sangue e receber orientações.
hemoce.ce.gov.br

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.