sábado, 15 de abril de 2017

Atendimento humanizado é reconhecido em carta de paciente do HRN

“Quero agradecer a todos que cuidaram de mim com muito carinho e amor”, uma frase espontânea e que simboliza a gratidão de Marcos Daniel Batista, de 10 anos, residente no município de Irauçuba. Após passar por um procedimento cirúrgico, ele ficou internado dez dias na clínica pediátrica do Hospital Regional Norte, em Sobral, da rede pública do Governo do Ceará. Enquanto isso, Marcos criou um caderno para contar como se passavam seus dias no HRN. “Tanto eu como ele gostamos demais do tempo que estivemos no hospital. Do atendimento humanizado que recebemos”, afirma Ana Patrícia Moura, 29, mãe de Marcos.

Ana explica que a iniciativa de escrever um caderno contando a rotina de Marcos partiu dele próprio. “Ele é tímido. Foi uma forma dele se expressar e agradecer. Eu ajudava a ele perguntando o nome das meninas para ele escrever, o resto foi da imaginação dele”, destaca. No último domingo, 9, Marcos Daniel recebeu alta e fez questão de registrar o momento da despedida com a equipe multiprofissional que lhe atendeu. Ele voltará no ambulatório daqui a 30 dias para uma consulta de retorno.
O Hospital Regional Norte possui 30 leitos pediátricos e recebe pacientes de 28 dias a 14 anos. Os pacientes que são atendidos na clínica pediátrica do HRN chegam em maior parte transferidos da emergência e UTI pediátrica. A coordenadora de enfermagem da clínica pediátrica, Jamila Aguiar, ressalta que o espaço conta também com áreas que buscam oferecer um ambiente de descontração para os usuários. “Temos uma brinquedoteca que a gente realiza festas em datas comemorativas com as crianças. Todos dias eles têm acesso com o controle do profissional de enfermagem nos horários adequados”, fala. Todas as semanas a equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e assistente social, realiza orientações para os acompanhantes sobre comportamento hospitalar, como também para orientá-los na atuação de cuidados domiciliares, para os casos de pacientes que tenham indicação de alguma especialidade.

O HRN é o único hospital da zona norte do Ceará que conta com atendimento de emergência 24h em pediatria. De acordo com a coordenadora médica do serviço de pediatria, Lívia Albuquerque, os atendimentos que são realizados abrangem diversas patologias clínicas e cirúrgicas. “Dispomos do nosso atendimento de urgência que é procurado por necessidade espontânea ou são referendados por outras instituições de saúde”, completa.

Nos últimos dois anos, 2016 e 2015, foram realizados 5.788 atendimentos no serviço. De janeiro a março de 2017, já foram 818 atendimentos, sendo 380 na Clínica Pediátrica, 69 na UTI Pediátrica, 203 na Unidade de Cuidados Intermediários, 99 na UTI Neonatal e 67 Mãe Canguru.
Assessoria de Imprensa do HRN / Thiago Conrado

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.