segunda-feira, 8 de maio de 2017

Curso de Medicina de Sobral da UFC guarda rico acervo de lâminas parasitológicas para estudo

Os alunos do Curso de Medicina de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), que cursam a disciplina de Parasitologia, coordenada pela Profª Ticiana Parente, têm o privilégio  de conhecer a estrutura de vários parasitas em lâminas históricas. Trata-se de um  acervo disponibilizado para estudo que conta com material dos anos 60. São lâminas que estão sendo utilizadas há mais de 50 anos e continuam em perfeito estado de conservação, que foram disponibilizadas ao Curso pela Profª Ticiana Parente, através de doação do seu pai, Dr. Diogo Parente (farmacêutico bioquímico), um dos primeiros professores colaboradores da escola médica sobralense implantada em 2001.

A história de tão rico acervo teve início com o Dr. Alencar (Joaquim Eduardo Alencar), médico sanitarista e Professor do Curso de Medicina da UFC, que era colega do Dr. Thomaz Aragão.  Esse acervo de lâminas começou através das pesquisas feitas pelos dois durante o estudo do Calazar em Sobral, na década de 50, e aqui ficou definido a presença dos reservatórios no ciclo biológico da doença, bem como a definição do comportamento do mosquito transmissor.  Então, a história destas lâminas começa com as pesquisa do Dr. Alencar, que eram mais de 200 lâminas. Após ter se aposentado da UFC, o médico pesquisador repassou todo o seu acervo para a Drª Zilmar Fontenele, que foi sua bolsista, enquanto aluna, e o assistia nas pesquisas.
Dr. Diogo Parente repassou todo o seu acervo para a Profª de lâminas Ticiana Parente
Durante a sua formação em Fortaleza, Dr. Diogo Parente foi aluno da Drª Zilmar Fontenele, que já era professora da disciplina de Parasitologia do Curso de Medicina da UFC. Depois de formado, ele voltou à Sobral, onde começou a desenvolver as suas atividade, mas sempre manteve uma boa amizade com a sua ex-professora. Depois que a Drª Zilmar Fontenele parou a docência, por volta de 2000, ela repassou todo o material para o Dr. Diogo Parente, que já era professor da disciplina de Parasitologia no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Em 2001,  Dr. Diogo Parente também passou a ser professor colaborador do Curso de Medicina de Sobral da UFC, aonde utilizou as lâminas até 2004. Ao aposentar-se da docência na UVA, e com o ingresso da sua filha, a Drª Ticiana Parente (farmacêutica bioquímica), como professora efetiva do Curso de Medicina da UFC de Sobral, na disciplina de Parasitologia, Dr. Diogo Parente repassou-lhe todo o seu material de estudo e pesquisa. Com a Profª Ticiana Parente continua o processo de estudo dos alunos da escola médica sobralense. "Estas lâminas trazem a marca de uma época em que a busca do conhecimento era realizada com poucos recursos tecnológicos, porém não menos importante, que acabou ultrapassando a sua linha do tempo, e ainda vem contribuindo para a formação dos novos médicos do Curso de Medicina de Medicina de Sobral", detalha Dr. Diogo Parente.
Lâminas com quase 50 anos ainda são utilizadas
 Para a sua filha, a Profª Ticiana Parente, é uma grande honra ser a atual responsável por este acervo que remonta à época das pesquisa do Dr. Thomaz Correia Aragão, referência  na área da Parasitologia  quando trata-se de calazar. "É importante destacar que estas lâminas, apesar do tempo,  ainda estão em perfeitas condições de estudo. Historicamente, o valor vai muito além, pois este material que já conta com quase 50 ano, foi manuseado por centenas de profissionais da saúde e que puderam conhecer um pouco mais acerca dos parasitas aqui encontrados", destaca a Profª Ticiana Parente.   
Lâmina em prefeito estado de conservação

Blog Encontro Com a Saúde

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.