terça-feira, 27 de junho de 2017

Alimentos para vegetarianos reduzirem o risco de anemia

Causa de redução do fluxo de oxigênio para os órgãos, a doença afeta quem deixa de incluir nas refeições opções ricas em proteínas e substâncias essenciais ao corpo


Ser vegetariano é uma opção alimentar que exclui do cardápio todos os tipos de carne e pode acontecer por diversos motivos. Saúde, religiosos, humanitários, dentre outras, são algumas razões. Muitas pessoas que se tornam vegetarianas, entretanto, podem ser facilmente alvo de malefícios, uma vez que a tendência é focar em carboidratos e excluir da dieta proteína, niacina, vitamina B6, vitamina B12, fósforo, zinco e ferro - essenciais ao desenvolvimento e sustentabilidade do corpo.
Baseada em variedade de alimentos naturais, considerados saudáveis e convite a novas experiências gastronômicas, a alimentação vegetariana expõe os adeptos ao risco de anemia. O ideal é que o vegetariano opte por seguir regras alimentares que evitem a doença.
Para a nutricionista Daiana Gifone, a alimentação de quem adota esse modo de vida deve ser mais cuidadosa e regrada com outros alimentos que reponham a exclusão de vitaminas e proteínas das carnes do corpo.
"Adotar essa forma de viver pode ser saudável, desde que seja seguida com uma boa dieta e rica em proteínas e vitaminas. Nos primeiros momentos de fraqueza em que corpo começar a demonstrar dificuldade com atividades simples do dia a dia, é hora de se preocupar e procurar um profissional", explica.
As Revistas O POVO trazem, com base em dicas de nutrólogos, uma lista de cinco alimentos que todo vegetariano precisa incluir na dieta, a fim de evitar a anemia. Confira.

1. Espinafre
De acordo com Daiana, pelo fato de ser rico em ferro e ácido fólico, o espinafre é importante para a produção e manutenção das células sanguíneas. "Couve, agrião e brócolis, que também carregam grande quantidade desse nutriente, são outras boas opções".


2. Pão integral
Rico em fibras, o pão integral ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro que possui. Uma fatia de pão integral, por exemplo, contém quase 1 mg de ferro, o que corresponde a cerca de 6% da necessidade diária. Também são recomendados outros produtos de grão integral, como macarrão, cereais e arroz.
3. Suco de uva integral
Por ser rico em ferro, é fundamental seu consumo diário, sempre associado a uma fonte de vitamina C - limão, laranja, abacaxi - atuando principalmente na produção de células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo, recuperando e prevenindo quadros anêmicos.


4. Mel 
Fonte essencial de ferro, cobre e manganês, o mel contribui para otimizar a síntese de hemoglobina pelo organismo, fundamental no tratamento da anemia. Caso não haja restrição, é importante sempre inseri-lo em saladas de frutas e cereais para potencializar os benefícios do alimento.



5. Romã
Rica em vitaminas, a romã contem ferro, fibras e potássio – alguns dos nutrientes mais importantes para o corpo. Estimula o fluxo sanguíneo saudável e, consequentemente, trata doenças como a anemia.

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.