terça-feira, 13 de junho de 2017

Mercedes apresenta 'ônibus do futuro' que dirige sozinho

Embora esteja-se discutindo a eliminação dos postos de cobradores nos ônibus de algumas grandes cidades, a Mercedes apresentou recentemente um ônibus que é capaz até de dirigir sozinho. O "ônibus do futuro" da empresa chama-se, literalmente, "Future Bus", e segundo o Business Insider já foi testado em uma rota na Holanda.

O ônibus é semelhante a outros veículos de transporte coletivo já produzidos pela Mercedes, mas com mais de sua superfície coberta por vidros. Seu sistema de direção autônoma é uma versão adaptada do "Highway Pilot", o sistema que a Mercedes usa nos caminhões autônomos em desenvolvimento, e se chama "City Pilot". Ele é capaz de reconhecer faróis de trânsito, pedestres, ciclistas e até mesmo se guiar por túneis. 

Para isso, ele é equipado com câmeras, sensores de radar e GPS. A velocidade máxima que o veículo atinge é de 70 quilômetros por hora, e ele consegue parar em pontos de ônibus deixando menos de dez centímetros entre a guia e sua plataforma de embarque. Com isso, ele também pode ser acessado por passageiros com deficiências físicas e até mesmo cadeirantes.
Reprodução
Mas, por enquanto, o veículo está programado para operar apenas em rotas que trafeguem por faixas exclusivas de ônibus em sua maior parte. Isso porque, de acordo com a Mercedes, o trânsito nessas faixas é mais simples de se navegar. Mesmo assim, a empresa alega que ele consegue ser mais eficiente que motoristas humanos quanto ao consumo de combustível, já que é melhor em acelerar, frear e mudar de marchas de maneira mais econômica.
Reprodução
No interior do ônibus, também há inovações. O protótipo mostrado pela empresa era dividido em três áreas: uma para pessoas que iriam seguir por um longo trajeto com o ônibus; outra, mais próxima da porta, para pessoas que iriam ficar pouco tempo no veículo; e outra, intermediária, para passageiros que quisessem mais informações sobre a rota. Esta última teria monitores para fornecer tais informações. O ônibus também oferecerá conexão Wi-Fi aos passageiros durante a viagem. 
Reprodução
A Mercedes não informou quando pretende disponibilizar o "Future Bus" para uso mais amplo. No entanto, vale notar que ele não elimina totalmente o trabalho dos motoristas: embora seja capaz de se dirigir sozinho, ele ainda exigirá o acompanhamento de um supervisor para monitorar seu desempenho. E esse supervisor será capaz de assumir o volante a qualquer momento.

Nenhum comentário:
Write comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.