terça-feira, 20 de junho de 2017

Saiba como reduzir o excesso de açúcar em seu dia a dia

Comer um brigadeiro, um bolo ou tomar um sorvete provoca um bom humor quase que instantâneo. Por outro lado, infelizmente, o excesso de açúcar no dia a dia pode trazer malefícios não só para quem quer emagrecer, mas para a saúde de todos. Pequenas mudanças na rotina, como evitar produtos industrializados, são saídas para reduzir esse consumo.

— O excesso de açúcar aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Além disso, estamos consumindo calorias vazias, alimentos com valor nutricional baixo, que podem agravar situações de deficiências de nutrientes — alerta a nutricionista Haline Dalsgaard, diretora da plataforma Saúde no Prato.

A redução no consumo de açúcar, portanto, traz inúmeros benefícios: melhora o funcionamento do intestino, aumenta a energia e a disposição e evita o envelhecimento precoce.

Para ter esses ganhos, não vale apenas diminuir o açúcar adicionado ao cafezinho ou aos sucos. Diversos produtos industrializados já trazem grande quantidade de açúcar em sua composição.

— São eles chá mate pronto, sucos de caixinha, barras de cereal, alguns iogurtes e biscoitos que se apresentam como fit. Pare de adoçar o que vai comer, nem mesmo com adoçante. Passe a sentir e apreciar o sabor real dos alimentos — aconselha a nutricionista Samara Lopes, da Clinica Renewmed.

Dar preferência aos alimentos naturais é sempre a melhor opção, dizem especialistas. Confira abaixo mais dicas para diminuir o açúcar.

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